Encontro de Gestores de Pessoas discute inovações na gestão pública em MS
O 5º Encontro de Gestores de Pessoas no Setor Público de Mato Grosso do Sul teve início hoje e se estenderá até quarta-feira (24) no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Promovido pela Secretaria de Estado de Administração (SAD), em parceria com o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o evento reúne profissionais de diversas instituições públicas para discutir inovações e estratégias na gestão de pessoas.
Com o tema ‘Tendências, estratégias e inovação’, o encontro busca fortalecer a atuação dos gestores públicos e compartilhar experiências que contribuam para a modernização da administração e a melhoria dos serviços prestados à população. A programação inclui palestras, painéis e a apresentação de cases sobre questões atuais enfrentadas pela gestão de pessoas, como saúde mental, cultura de pertencimento, e o uso de tecnologias como inteligência artificial e people analytics.
O Secretário de Estado de Administração, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, enfatiza a importância de integrar a gestão de pessoas nas estratégias da administração pública. “Fortalecer a gestão de pessoas significa aprimorar a capacidade do Estado de desenvolver seus servidores, qualificar seus processos e promover uma Administração Pública cada vez mais eficiente”, destaca.
O evento contará com a participação de renomados especialistas, entre eles Dany Suzuki, que encerrará o encontro com a palestra “O Futuro é Humano”, além de outros nomes como Izabella Carmargo e André Mazinni, que discutirão os novos desafios da área. Um painel especial sobre liderança feminina também está programado, reunindo especialistas para compartilhar visões sobre o papel das mulheres na gestão pública.
Alinhado ao Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, o encontro reflete o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul em promover o desenvolvimento dos servidores e a modernização da gestão pública. A Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Suged) da SAD tem como missão implementar políticas estratégicas que valorizem e desenvolvam os servidores, preparando a administração para os desafios futuros.
Lea Maria Ribeiro, superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, ressalta que o encontro representa uma oportunidade de integração e troca de experiências entre os diversos órgãos públicos. “É um momento de construção coletiva que visa evoluir os processos e preparar a gestão de pessoas para os desafios que estão por vir”, afirma.
Com expectativa de reunir cerca de mil participantes, o evento também é uma plataforma para estudantes universitários e profissionais da área, refletindo a relevância da formação continuada e da troca de experiências. A edição anterior, em 2025, teve mais de 1.300 inscrições, demonstrando o interesse e a necessidade de atualização no setor.
O 5º Encontro de Gestores de Pessoas reafirma, assim, o compromisso de Mato Grosso do Sul em construir uma gestão pública mais estratégica, inovadora e centrada nas pessoas, essencial para atender às demandas da sociedade.
Resumo da Notícia
Resumo editorial produzido pela plataforma com apoio de inteligência artificial.